Uma pesquisa da organização não-governamental Arco-íris, do Rio de Janeiro, mostrou que 51,6% dos jovens gays, entre 14 e 29 anos, abrem mão da camisinha pelo menos em alguma situação em que há dificuldade de negociar o uso do preservativo. O estudo “Juventude Gay, Comportamento e Aids” ouviu 150 pessoas e foi realizado no final de 2007.
Segundo o Ministério de Saúde, no início do ano, a coordenação Nacional de DST/Aids apontou o aumento dos casos de Aids nesse grupo ao lançar o Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, Travestis e HSH (homens que fazem sexo com homens, mas que não se assumem como homossexuais). Dos infectados por HIV, na faixa etária entre 13 e 19 anos, os gays, os HSH e os travestis correspondiam a 40% dessa população, em 2005. Em 1999, essa parcela era de 18%.
Os números foram divulgados um dia antes da abertura da 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas GLBT do Rio, que aconteceu nesta sexta-feira (16) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Na ocasião, a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Ana Maria Costa, apresenta o documento Saúde da População GLBT, que propõe sensibilizar os profissionais de saúde para as questões de gênero.
Os números foram divulgados um dia antes da abertura da 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas GLBT do Rio, que aconteceu nesta sexta-feira (16) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Na ocasião, a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Ana Maria Costa, apresenta o documento Saúde da População GLBT, que propõe sensibilizar os profissionais de saúde para as questões de gênero.
Campanha contra a Aids
Em março, o Ministério da Saúde lançou um plano específico de enfrentamento da aids entre gays e travestis. Segundo o Ministério, as medidas tentam atender a antigas reivindicações de organizações não-governamentais (ONGs) e barrar uma tendência preocupante: o aumento de casos da infecção entre homossexuais jovens.
Foram feitos cem mil cartazes adesivos e 500 mil impressos especialmente para o público gay, distribuídos em locais como saunas e bares.
Foram feitos cem mil cartazes adesivos e 500 mil impressos especialmente para o público gay, distribuídos em locais como saunas e bares.
Fonte: Site G1